COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE ARAÇATUBA
EE LUIZ GAMA
PROPOSTA PEDAGÓGICA
“Ensinar não é transferir
conhecimento,
mas
criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
IDENTIFICAÇÃO
DA EQUIPE GESTORA:
Diretor de escola: Emília dos Santos Soares
Vice-Diretor: Sueli Ap. Mendes Delben
PCAGP: Ana Gracia Longhimi Almeida
PC (EF e EM): Dulcimar Ramada Ortiz Silva
MISSÃO:
Promover a educação e a qualidade de vida das
pessoas de nossa comunidade escolar, contribuindo para o desenvolvimento
sustentável e humanização das relações interpessoais.
DIAGNÓSTICO
DA ESCOLA
I-GESTÃO
PEDAGÓGICA
1.Proposta
curricular contextualizada
Ações:
· Oferecer apoio para os professores para a contextualização e definição
do currículo, de acordo com as necessidades de ensino e de aprendizagem;
·
Formação continuada da prática pedagógica.
2.Acompanhamento
da aprendizagem
Ações:
· Observar e verificar se o conteúdo das aulas estão de acordo com o
diagnóstico de aprendizagem dos alunos;
·
Analisar as avaliações aplicadas aos alunos;
·
Estabelecer cronograma de acompanhamento em sala de aula;
·
Aplicar diferentes instrumentos de avaliação e propor situações de
aprendizagem variadas;
· Desenvolver habilidades e competências do currículo que não foram alcançadas,tendo
por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar.
3.Inclusão
com equidade e igualdade
Ações:
· Realizar práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento
equitativo a todos os alunos, independentemente de origem socioeconômica,
gênero, raça etnia e necessidades especiais.
II-GESTÃO
PARTICIPATIVA
1.Participação
dos pais
Ações:
· Promover reuniões de pais e professores para discutir questões relativas
à melhoria do desempenho dos alunos;
· Preparar pautas e organizar encontros que contribuam para a
participação do pais no ambiente escolar.
2.Integração
escola-comunidade
Ações:
·
Utilizar canais dinâmicos com a
comunidade escolar a respeito dos
planos de ação e realizações da escola, com vistas a prestar contas e dar transparência a gestão escolar;
·
Realizar articulações e parcerias com as famílias.
3.Participação
e envolvimento da equipe escolar
Ações:
· Avaliar o desempenho da equipe e o da escola como um todo, aceitando
inovações e envolvimento em processos que demonstram necessidades de mudanças e
aperfeiçoamento;
· A equipe escolar deverá assumir o papel de protagonista na preposição e
organização de eventos com a comunidade
local.
III-GESTÃO
DE RECURSOS HUMANOS
1.Falta de
professores
Ações:
·
Identificar as causas e encontrar soluções a cada caso o disposto na
legislação específica vigente, com o devido registro das ações aplicada
2.Observância
de direitos e deveres
Ações:
·
Desenvolver práticas de conhecimento e observância da legislação
educacional do regimento escolar e demais normas legais que orientam os
direitos e deveres de professores, demais profissionais, pais e alunos.
3.Desvio de
função do PCGAP e PC
Ações:
·
Estabelecer junto aos PC(s) a agenda semanal de trabalho de modo a
identificar as prioridades;
4.Desenvolvimento
profissional
Ações:
·
Promover ações de formação continuada com base na identificação de
necessidades dos docentes e demais profissionais em relação aos conhecimentos,
habilidades e atitudes requeridos para a implementação do projeto pedagógico.
IV-GESTÃO
DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS
1.Acessibilidade
deficitária
Ações:
· Solicitar ao órgão responsável, no que couber, as adequações necessárias
dos espaços físicos para atendimento às pessoas portadoras de deficiências.
V-GESTÃO
DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DO ENSINO E DA
APRENDIZAGEM
1.Taxas de
aprovação e retenção de alunos
Ações:
·
Empreender ações sistemáticas de acompanhamento da aprendizagem em sala
de aula (PC,PCGAP e equipe gestora) de modo a colaborar com o professor nas
ações de sala de aula;
·
Acompanhar as ações do PA,PAA, e demais ações de recuperação.
·
Adequar o conteúdo das aulas mediante as dificuldades apresentadas
pelos alunos mediante resultados da AAP, Atas dos Conselho de Classe e Série e
Saresp;
·
Utilizar a ATPC como espaço de formação mediante necessidades reais de
ensino e aprendizagem.
2.Faltas de
alunos, evasão e retenção
Ações:
·
Apoio do Professor Mediador no sentido de mediar junto aos alunos e
família sobre o tema.
·
Comunicar as faltas aos responsáveis e ao Conselho Tutelar.
3.Avaliação
do rendimento escolar
Ações:
·
Acompanhar se as intervenções como recuperação contínua, recuperação paralela,
dentre outras ações para atender aos alunos com maiores dificuldades;
·
Analisar os resultados bimestrais de modo a identificar as classes com
maior número de alunos com rendimento abaixo do básico propondo
ações/encaminhamentos junto aos professores;
·
Auxiliar os professores com dificuldade mno preparo das aulas de modp a
criar estratégias motivadoras aos alunos que reflitam positivamente no processo
da aprendizagem;
·
Observar, registrar e identificar, ao longo do bimestre, as
dificuldades e necessidades individuais dos alunos e os encaminhamentos a serem
empreendidos no sentido de superar as dificuldades.
Todas as ações elencadas na presente Proposta
Pedagógica nortearão o trabalho da comunidade escolar durante o ano em curso,
sendo revistas, bimestralmente, podendo sofrer alterações.
Araçatuba, 05 de junho de 2014
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